Pular para o conteúdo principal

Artigo: III Revolução Industrial

COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR EDILSON SOUTO FREIRE


Fernanda Lins
Gabriel Araújo
Isabela Alves
Ismael Bastos
Leila Marcelino





III


Revolução Industrial








OBS: DISPONIBILIZAMOS ESTE LINK QUE DIRECIONA PARA O ARTIGO EM .PDF!    >>>>>>>> Link do Artigo




–Modernização Industrial

/Palavras-chave: modernização, evolução, sociedade, tecnologia.



1. Introdução


A terceira revolução industrial, além de ter elevado a produção, fez com que esta fosse realizada em menos tempo e em maior escala; mudou também a relação entre as pessoas no mundo todo. As tecnologias inseridas e que passaram a estar ao alcance da população, modificaram as formas de comunicação. As informações passaram a ser mais difundidas instantaneamente, alcançando pessoas do mundo todo. O rompimento das barreiras físicas e essa interligação social e econômica, política e cultural ficaram conhecidas como globalização. As novas máquinas e instrumentos trouxeram também muitas consequências como o desemprego, por substituírem mão de obra por robôs, as tecnologias mudaram as relações entre pessoas do mundo todo modificando as formas de convivência da sociedade.



1.1 Resumo


Com a modernização destacaram-se as indústrias de alta tecnologia se desenvolvendo áreas da genética, robótica, informática, telecomunicações, entre outras. Muitos produtos com a tecnologia avançada, estão sendo aprimorados até os dias atuais, como: satélites, computadores, etc., facilitando a vida das pessoas e impulsionando um grande desenvolvendo econômico. Muitas invenções trouxeram melhorias direta na qualidade de vida, como: o aumento na velocidade das comunicações, maior desenvolvimento na agricultura e na medicina. Mas também trouxeram consequências negativas como a desvalorização e a exploração da mão de obra, diminuição do emprego, aceleração do capitalismo; com aumento da produção, os recursos naturais passaram a ser explorados de forma irracional provocando alguns desastres no mundo, como o efeito estufa.



1.2 Desenvolvimento


Simplificando o significado de modernização do processo industrial, podemos dizer que seria atualização ou modificação na forma de transformar matéria-prima em produto industrializado. Um de seus exemplos mais práticos, é a substituição do homem pela máquina, pais de família que trabalham há anos em uma mesma empresa sendo despedidos, porque agora máquinas podem fazer o trabalho dele. Isso nos mostra uma taxa significativa de desemprego, que deixa bem explícito um dos malefícios dessa modernização. Entretanto, a procura por mão de obra especializada tem crescido cada vez mais, isso causa um aumento da produção interna de equipamentos, o que gera emprego. Assim como as revoluções anteriores, a terceira revolução indústria traz uma grande mudança na sociedade. Algo característico das revoluções industriais, é o aumento de produtos que são produzidos cada vez mais rápido e em maior quantidade.



1.3 Conclusão


Em uma breve conclusão, se dá a entender que o Processo de Modernização industrial foi um fato muito importante para a evolução social. Essa evolução trouxe diversos benefícios, impulsionou as produções, o aumento da demanda, os setores de comunicação e também a de transporte. No entanto, nem tudo é  esse mar de rosas, e infelizmente, essa evolução trouxe também, muitas situações maléficas que deixaram o cidadão de mãos atadas sem conseguir pôr o que comer na mesa, por conta das máquinas que eram mais eficazes que os trabalhos braçais, e produziam em menos tempo, fazendo com que alguns funcionários fossem desnecessários e o resultado disso foi a expulsão de uma grande parte dos funcionários. Esse fora um dos períodos negros da fase da Modernização, mas que não era mostrado pela mídia, e sim, encoberto por algumas empresas, deixando à vista a fachada, enquanto os verdadeiros problemas como fome, miséria e desemprego estavam sendo deixados de lado.






Referências Bibliográficas


https://www.teses.usp.br>publico (Teses USP)
m.jcnet.com.br/editoriais_noticias.php?codigo=234910&ano=2019&p= (Jcnet)






Orientadores: 
Yuri Oliveira (Geografia)
Wagner Aragão (História)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alunos: Patrick,Yslan,Douglas,Marcos Paulo, David,Cleidson,Misael,Eduardo 1 — A bala de iogurte não é tão mole quanto parece. É um objeto bem sólido, que só desmancha na boca por causa do calor e da saliva. 2 — Não é apenas a força do coco que é jogada contra a bala. Pela regra da ação e reação, a bala faz exatamente a mesma força contra o coco. 3 — Por causa do formato da bala, toda a pressão é concentrada em um ponto só, facilitando a penetração. 4 — A casca do coco é composta por diversas fibras longitudinais. Quando a bala entra nele, ela não arrebenta essas fibras, mas abre espaço entre elas.

As Fake News e seus impactos da sociedade contemporânea 2° CV

                    COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR EDILSON SOUTO FREIRE                                   e-mail:  cepesf2cv2019@gmail.com  | 2° CV                                                                                                                      Alunos:                                                                                   ...

A crise econômica e as taxas de desemprego no Brasil.

COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR EDÍLSON SOUTO FREIRE                                                      EMAIL: Cepesf@cv2019@gmail.com                                                                                    ALUNOS:ANDRESSA MENDES                                                                                                  ANTÔNIO EDUARDO                ...