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A Educação e as Novas Tecnologias | Artigo - 2° CV | Geografia


COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR EDILSON SOUTO FREIRE
e-mail: cepesf2cv2019@gmail.com | 2° CV

Alunos:
Fernanda Lins
Gabriel Araújo
Ismael Bastos
José Júnior Cruz
Larissa Oliveira
Ludmila Menezes
Milena Almeida





A Educação e as Novas Tecnologias









Resumo
Este artigo tem como objetivo nos mostrar a importância da inserção da tecnologia em nossos estudos, com base em pesquisas em sites e livros didáticos. Comparamos os ensinos do passado para analisarmos o presente e possivelmente saber o que esperar do nosso futuro.
Ao pesquisarmos, percebemos que mais da metade da população brasileira utiliza como método de ensino as aulas tradicionais e, que apesar da tecnologia estar cada vez mais presente na vida das pessoas, não está assim tão presente na educação.
     
·         Palavras-chave: Educação; Estudos; Avanços; Tecnologia.

Introdução
Basta olharmos ao nosso redor para percebermos que a Tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas. É importante que haja um reconhecimento por parte da nossa sociedade, de que a tecnologia é uma poderosa ferramenta no processo de ensino-aprendizagem dentro das organizações. Conquanto, a nossa sociedade, especificamente, os profissionais da Educação e alunos, devem procurar estar ativamente atualizados em relação às mesmas, ou então, serão como os analfabetos no mundo da Escrita.
Quando falamos de Tecnologia Educacional, nos referimos a todo aparato de recursos tecnológicos utilizados para aprimorar o Ensino. Como um dos exemplos nós temos as NTICS, que são as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação, a qual diversas pesquisas comprovam uma enorme contribuição para as práticas escolares em qualquer nível de ensino.
Todos esses elementos contribuem para que haja um processo de Alfabetização tecnológica.
A necessidade de atualizar- se é sentida tanto pelo corpo docente quanto pelo discente, entretanto quando essa atualização não acontece há descontentamento, o que causa inserção da tecnologia de forma não saudável. O desafio proposto é direcionar o interesse tecnológico de crianças, adolescentes e jovens para o uso correto e consciente da tecnologia.

Desenvolvimento
      Os jesuítas era um povo composto por padres que eram responsáveis por viajar pelo mundo e ensinar aos povos nativos o catolicismo. Os jesuítas construíram o começo da educação no Brasil, eles criaram também uma parte da sociedade desigual que vemos hoje. Como os jesuítas eram padres, para alguns a palavra deles era lei. Foram se apossando dos maiores cargos da sociedade. Os ensinos dos jesuítas eram baseados em conceitos de poder e controle dos que estavam na frente dos Estados.
      Os nativos falavam tupi e os padres, português. Eles criaram um tipo de manual para que os jesuítas pudessem se comunicar com os nativos. Mas o ensino dos jesuítas não era tão diferente dos ensinamentos de hoje em dia. A desigualdade social daquela época era algo que tornava as pessoas ruins; com toda a divisão de poder desigual.

As salas do século XIX e XX
            A relação entre professor e aluno era muito diferente da que temos hoje. Os professores destes séculos eram severos e autoritários, a ponto de punir os alunos com castigos e humilhação psicológica. O ensino era baseado na memorização do aluno, o que fazia com que as crianças aprendessem bem menos que as de hoje. Faltava recursos tecnológicos e informações para criar os mesmos.
No final do século XX as escolas evoluíram e ficaram próximas das que são hoje. A relação entre professor e aluno mudou e para a melhor, hoje os professores nos ensinam e demonstram realmente estar preocupados com que a gente aprenda e não "grave" os assuntos dados. Utilizam de trabalhos em grupo, debates, aulas práticas, documentários, publicação de artigos como este, entre outros para que a aula se torne mais interessante e melhore o nosso aprendizado e isso é considerado uma inovação apesar de parecer uma aula tradicional para alguns. Além disso a sala de aula se transformou em um lugar onde aprendemos a viver e nos prepara para o futuro, os professores conversam sobre a realidade e como o ensino é importante.
No Brasil mais da metade do país utiliza como método de ensino as aulas tradicionais, ou seja, aulas em que o educador por fala, digita ou manda, usando recursos como quadro negro ou branco, livros didáticos e atividades orais ou digitalizadas, enquanto aluno escuta, escreve obedece. Em alguns casos o aluno chega até a discutir, tomar nota ou ponderar, apesar de no século XXI termos alguns pequenos avanços como os projetores, os televisores e os slides, mas apesar disso as aulas continuam sendo tradicionais já que apenas ocorre a mudança das aulas não serem mais manuscritas. Para que as aulas possam deixar de ser tradicionais tecnologia deve ser usada de forma que todo o processo de aprendizagem seja utilizado, em um processo de aprendizagem é necessário que o aluno possa trabalhar além da área de observação, as áreas de raciocínio, estudo e experiência. Nas escolas modernas os poucos alunos que conseguem observar a aula sem se distrair não conseguem experimentar, raciocinar ou se aprofundar no conhecimento. Em algumas escolas do Brasil e de outros países no mundo, particulares e públicas, a tecnologia já é utilizada para explorar o processo de aprendizagem do aluno, os diretores e educadores afirmam que a tecnologia é uma ferramenta que facilita os meios de aprendizagem.
Alunos da era digital ou a chamada Geração Z, não aguentam ficar 5 horas em uma sala de aula ouvindo um professor falar o assunto que está nos livros (muitas vezes pouco detalhados que poupam explicações) que só o próprio professor entende, mas esses mesmos alunos conseguem ficar 5 horas usando um celular, computador ou tablet para entretenimento.
A tecnologia nos estudos não significa que a aula vai deixar de ser tradicional, ela vai ser um método de deixar a aula mais atrativa. A dificuldade está quando hoje no mundo em que vivemos há mais avanços tecnológicos para entretenimento do que para a Educação, em outras palavras, a cada dia surgem mais de 27 aplicativos de jogos, filmes, bate-papo e etc., mas não vemos a mesma quantidade ou mais de aplicativos educacionais, tanto para usar no ambiente educacional quanto em qualquer outro ambiente. Mas essas tecnologias não são totalmente eficientes, há a suas vantagens e desvantagens.

Vantagens:
·         Mais atenção: Em uma aula tradicional onde o professor fala e o aluno escuta, na metade da aula boa parte da sala já não vai estar tão atenta as explicações, com novos métodos de ensino onde são usadas essa tecnologia a aula fica mais atrativa atraindo mais atenção do aluno.
·         Uso de tabletes em sala de aula: Pode parecer muito moderno de mais, mas algumas escolas do Brasil já usam esse método. Além de evitar o uso do caderno no qual vai poupar de usar suas folhas retiradas de arvores, haverá alunos que não terão bolsas tão pesadas que prejudicam sua coluna.


Desvantagens:

·         Investimento: As vantagens de usar tanta tecnologia são ótimas, mas para poder usar é preciso ter e para ter é preciso comprar. Escolas que usam esse tipo de método gastaram cerca de 3,5 milhões de reais, o que muitas escolas não possuem essa renda.

·         Uso de energia: Com tantas formas diversificadas de ensino, seja usando um projetor ou aparelho de realidade aumentada, consequentemente isso irá resultar num gasto excessivo de energia na unidade escolar.


·         Aulas virtuais: As aulas em que o aluno irá passar boa parte do seu tempo em contato com uma máquina pode não ser tão bom por muitos motivos, a visão irá ser afetada por estar muito tempo olhando uma tela clara e não irá haver aquele diálogo entre aluno e professor, onde questionamento gera outro questionamento fazendo com que o aluno pense.

Conclusão
Em suma, segundo o IBGE em junho de 2019, No Brasil há uma taxa de 6,8% de pessoas acima dos seus 15 anos que não sabem ler e/ou escrever, cerca de 11,3 milhões de analfabetos existentes, comparado com o ano anterior (2018) houve uma redução de 0,3% na taxa de analfabetismo. Esses dados nos demonstram que a educação ainda não foi valorizada da maneira que deveria ser, e que essa educação pode se dizer, limitada.
São muitos os exemplos de como a educação em nosso país não é valorizada, entre elas estão a desigualdade social e a falta de acesso de ensinos para grande parte das populações brasileiras e a política pública, que investem nessas redes de ensino. Muitos veem a educação só como uma forma de conseguir um diploma e futuramente um emprego, mas a educação vai além disso, pois ela é capaz de construir um ser humano que produza conhecimentos próprios, que questione e que venha ser um cidadão melhor que conheça os seus direitos.

A inserção da tecnologia na educação foi, e ainda é o ápice da evolução da aprendizagem, o método de ensino foi melhorado em uma escala inimaginável, deixando o estudo seja ele qual for, mais interessante, menos monótono e mais eficaz, trazendo a interação das Crianças, Jovens e/ou Adultos na sala de aula. Um exemplo desses novos métodos de ensino são os Computadores que com ele os alunos tem o que chamamos de ensino a distância onde os mesmos não precisão estar na sala para aprender, podem estar em casa, na rua e etc.
 O fato que não pode ser deixado de lado e que independente da evolução no método de educação, não se deve esquecer aqueles que foram os patriarcas do ensino básico com contato humano de verdade, os Professores, que são a base de todo aprendizado e todos os profissionais existentes.
  
Referências Bibliográficas
·         TEDx Talks
·         IBGE
·         Gazeta do Povo


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