COLÉGIO ESTADUAL
PROFESSOR EDILSON SOUTO FREIRE
Alunos:
Fernanda
Lins
Gabriel
Araújo
Ismael
Bastos
José Júnior Cruz
José Júnior Cruz
Larissa
Oliveira
Ludmila
Menezes
Milena
Almeida
A Educação e as Novas Tecnologias
Resumo
Este
artigo tem como objetivo nos mostrar a importância da inserção da tecnologia em
nossos estudos, com base em pesquisas em sites e livros didáticos. Comparamos
os ensinos do passado para analisarmos o presente e possivelmente saber o que
esperar do nosso futuro.
Ao
pesquisarmos, percebemos que mais da metade da população brasileira utiliza
como método de ensino as aulas tradicionais e, que apesar da tecnologia estar
cada vez mais presente na vida das pessoas, não está assim tão presente na
educação.
·
Palavras-chave:
Educação;
Estudos; Avanços; Tecnologia.
Introdução
Basta olharmos ao nosso redor para
percebermos que a Tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas. É
importante que haja um reconhecimento por parte da nossa sociedade, de que a
tecnologia é uma poderosa ferramenta no processo de ensino-aprendizagem dentro
das organizações. Conquanto, a nossa sociedade, especificamente, os profissionais
da Educação e alunos, devem procurar estar ativamente atualizados em relação às
mesmas, ou então, serão como os analfabetos no mundo da Escrita.
Quando falamos de Tecnologia
Educacional, nos referimos a todo aparato de recursos tecnológicos utilizados
para aprimorar o Ensino. Como um dos exemplos nós temos as NTICS, que são as
Novas Tecnologias da Informação e Comunicação, a qual diversas pesquisas
comprovam uma enorme contribuição para as práticas escolares em qualquer nível
de ensino.
Todos esses elementos contribuem
para que haja um processo de Alfabetização tecnológica.
A necessidade de atualizar- se é
sentida tanto pelo corpo docente quanto pelo discente, entretanto quando essa
atualização não acontece há descontentamento, o que causa inserção da
tecnologia de forma não saudável. O desafio proposto é direcionar o interesse
tecnológico de crianças, adolescentes e jovens para o uso correto e consciente
da tecnologia.
Desenvolvimento
Os
jesuítas era um povo composto por padres que eram responsáveis por viajar pelo
mundo e ensinar aos povos nativos o catolicismo. Os jesuítas construíram o
começo da educação no Brasil, eles criaram também uma parte da sociedade
desigual que vemos hoje. Como os jesuítas eram padres, para alguns a palavra
deles era lei. Foram se apossando dos maiores cargos da sociedade. Os ensinos
dos jesuítas eram baseados em conceitos de poder e controle dos que estavam na
frente dos Estados.
Os
nativos falavam tupi e os padres, português. Eles criaram um tipo de manual
para que os jesuítas pudessem se comunicar com os nativos. Mas o ensino dos
jesuítas não era tão diferente dos ensinamentos de hoje em dia. A desigualdade
social daquela época era algo que tornava as pessoas ruins; com toda a divisão
de poder desigual.
As salas do século XIX
e XX
A
relação entre professor e aluno era muito diferente da que temos hoje. Os
professores destes séculos eram severos e autoritários, a ponto de punir os
alunos com castigos e humilhação psicológica. O ensino era baseado na
memorização do aluno, o que fazia com que as crianças aprendessem bem menos que
as de hoje. Faltava recursos tecnológicos e informações para criar os mesmos.
No final
do século XX as escolas evoluíram e ficaram próximas das que são hoje. A
relação entre professor e aluno mudou e para a melhor, hoje os professores nos
ensinam e demonstram realmente estar preocupados com que a gente aprenda e não
"grave" os assuntos dados. Utilizam de trabalhos em grupo, debates,
aulas práticas, documentários, publicação de artigos como este, entre outros
para que a aula se torne mais interessante e melhore o nosso aprendizado e isso
é considerado uma inovação apesar de parecer uma aula tradicional para alguns. Além
disso a sala de aula se transformou em um lugar onde aprendemos a viver e nos
prepara para o futuro, os professores conversam sobre a realidade e como o
ensino é importante.
No Brasil mais da metade do país
utiliza como método de ensino as aulas tradicionais, ou seja, aulas em que o
educador por fala, digita ou manda, usando recursos como quadro negro ou
branco, livros didáticos e atividades orais ou digitalizadas, enquanto aluno
escuta, escreve obedece. Em alguns casos o aluno chega até a discutir, tomar
nota ou ponderar, apesar de no século XXI termos alguns pequenos avanços como
os projetores, os televisores e os slides, mas apesar disso as aulas continuam
sendo tradicionais já que apenas ocorre a mudança das aulas não serem mais
manuscritas. Para que as aulas possam deixar de ser tradicionais tecnologia
deve ser usada de forma que todo o processo de aprendizagem seja utilizado, em
um processo de aprendizagem é necessário que o aluno possa trabalhar além da
área de observação, as áreas de raciocínio, estudo e experiência. Nas escolas
modernas os poucos alunos que conseguem observar a aula sem se distrair não
conseguem experimentar, raciocinar ou se aprofundar no conhecimento. Em algumas
escolas do Brasil e de outros países no mundo, particulares e públicas, a
tecnologia já é utilizada para explorar o processo de aprendizagem do aluno, os
diretores e educadores afirmam que a tecnologia é uma ferramenta que facilita
os meios de aprendizagem.
Alunos da
era digital ou a chamada Geração Z, não aguentam ficar 5 horas em uma sala de
aula ouvindo um professor falar o assunto que está nos livros (muitas vezes
pouco detalhados que poupam explicações) que só o próprio professor entende,
mas esses mesmos alunos conseguem ficar 5 horas usando um celular, computador
ou tablet para entretenimento.
A
tecnologia nos estudos não significa que a aula vai deixar de ser tradicional,
ela vai ser um método de deixar a aula mais atrativa. A dificuldade está quando
hoje no mundo em que vivemos há mais avanços tecnológicos para entretenimento
do que para a Educação, em outras palavras, a cada dia surgem mais de 27
aplicativos de jogos, filmes, bate-papo e etc., mas não vemos a mesma
quantidade ou mais de aplicativos educacionais, tanto para usar no ambiente
educacional quanto em qualquer outro ambiente. Mas essas tecnologias não são
totalmente eficientes, há a suas vantagens e desvantagens.
Vantagens:
·
Mais
atenção: Em uma aula tradicional onde o professor fala e o aluno escuta, na
metade da aula boa parte da sala já não vai estar tão atenta as explicações,
com novos métodos de ensino onde são usadas essa tecnologia a aula fica mais
atrativa atraindo mais atenção do aluno.
·
Uso
de tabletes em sala de aula: Pode parecer muito moderno de mais, mas algumas
escolas do Brasil já usam esse método. Além de evitar o uso do caderno no qual
vai poupar de usar suas folhas retiradas de arvores, haverá alunos que não
terão bolsas tão pesadas que prejudicam sua coluna.
Desvantagens:
·
Investimento:
As vantagens de usar tanta tecnologia são ótimas, mas para poder usar é preciso
ter e para ter é preciso comprar. Escolas que usam esse tipo de método gastaram
cerca de 3,5 milhões de reais, o que muitas escolas não possuem essa renda.
·
Uso
de energia: Com tantas formas diversificadas de ensino, seja usando um projetor
ou aparelho de realidade aumentada, consequentemente isso irá resultar num
gasto excessivo de energia na unidade escolar.
·
Aulas
virtuais: As aulas em que o aluno irá passar boa parte do seu tempo em contato
com uma máquina pode não ser tão bom por muitos motivos, a visão irá ser
afetada por estar muito tempo olhando uma tela clara e não irá haver aquele diálogo
entre aluno e professor, onde questionamento gera outro questionamento fazendo
com que o aluno pense.
Conclusão
Em suma, segundo o IBGE em junho de
2019, No Brasil há uma taxa de 6,8% de pessoas acima dos seus 15 anos que não
sabem ler e/ou escrever, cerca de 11,3 milhões de analfabetos existentes,
comparado com o ano anterior (2018) houve uma redução de 0,3% na taxa de
analfabetismo. Esses dados nos demonstram que a educação ainda não foi
valorizada da maneira que deveria ser, e que essa educação pode se dizer,
limitada.
São muitos os exemplos de como a
educação em nosso país não é valorizada, entre elas estão a desigualdade social
e a falta de acesso de ensinos para grande parte das populações brasileiras e a
política pública, que investem nessas redes de ensino. Muitos veem a educação
só como uma forma de conseguir um diploma e futuramente um emprego, mas a
educação vai além disso, pois ela é capaz de construir um ser humano que
produza conhecimentos próprios, que questione e que venha ser um cidadão melhor
que conheça os seus direitos.
A inserção da tecnologia na educação
foi, e ainda é o ápice da evolução da aprendizagem, o método de ensino foi
melhorado em uma escala inimaginável, deixando o estudo seja ele qual for, mais
interessante, menos monótono e mais eficaz, trazendo a interação das Crianças,
Jovens e/ou Adultos na sala de aula. Um exemplo desses novos métodos de ensino
são os Computadores que com ele os alunos tem o que chamamos de ensino a
distância onde os mesmos não precisão estar na sala para aprender, podem estar
em casa, na rua e etc.
O fato que não pode ser deixado de lado e que
independente da evolução no método de educação, não se deve esquecer aqueles
que foram os patriarcas do ensino básico com contato humano de verdade, os
Professores, que são a base de todo aprendizado e todos os profissionais
existentes.
Referências Bibliográficas
·
TEDx
Talks
·
IBGE
·
Gazeta
do Povo
Alunos:
Fernanda Lins
Gabriel Araújo
Ismael Bastos
José Júnior Cruz
José Júnior Cruz
Larissa Oliveira
Ludmila Menezes
Milena Almeida
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