Link em PDF: Redação: Física em Contexto
COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR EDILSON SOUTO FREIRE
E-mail: Cepesf2cv@gmail.com | 2CV
Jose Junio
Larissa Oliveira
Lohana Cristina
Ludmila Menezes
Milena Almeida
Redação
Física em contexto 2: Ensino Médio
Redação - Física em contexto 2: Ensino Médio
Quantidade de movimento e impulso
A
quantidade de movimento tem como características a massa, a velocidade, a
condição e impulso. Dadas às teorias de Descartes, não é apenas a velocidade
que interfere em uma colisão.
Para
essa teoria de Descarte, a Ciência aplica as leis Newton para explicar possíveis
acontecimentos, como em um acidente de carro onde há a colisão que ocorre em
pouco tempo. Seria aplicado a 2ª lei de Newton (Principio Fundamental da
Dinâmica) que é apresentada pela mudança de movimento que é proporcional á
força motora imprimida é produzida na direção de linha reta na qual aquela
força é aplicada, ou seja, no momento da interação entre os carros o módulo de
aceleração produzida sobre os carros é da mesma grandeza ao módulo da força
aplicada sobre ele é inversamente proporcional á sua massa. Podemos denominar
esse intervalo de tempo no qual ocorre esta interação como impulso.
Todo
esse conceito e história é explicado pelo livro didático Física em Contexto 2:
Ensino Médio e ao meu entender o assunto é dado de maneira resumida, se
fundamentando apenas nos cálculos e poupando explicações necessárias
dificultando a compreensão do aluno.
Por
exemplo, a explicação dada sobre a colisão é que ela se fundamenta na 2ª lei de
Newton, porém para explicar tal ação todas as leis de Newton se fundamentam
desde a 1ª lei de Newton (Lei da Inércia) á 3ª lei de Newton (Toda ação tem sua
reação).
Ou
seja, em uma colisão não é apenas a força massas que influenciam, mas toda a
reação depois dela em outras palavras, um estrago.
Em
suma, apesar de a Física trabalhar com cálculos ela também precisa da teoria e
da explicação sem poupar detalhes, e é isso que sinto falta no livro didático
no qual, por ele, é que vamos nos basear fora das aulas.
Argumentos
construídos com base em:
Dados Internacionacionais
de Catalogação na Publicação (CIP)
(Câmara Brasileira do
Livro,SP, Brasil)
Física em contexto,2:
ensino médio / Maurício Pietrocola…[etal.]. – 1.ed. – São Paulo: Editora do
Brasil, 2016. – (Coleção física em contexto)
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