Pular para o conteúdo principal

Redação: Física em Contexto 2: Ensino Médio


COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR EDILSON SOUTO FREIRE
E-mail: Cepesf2cv@gmail.com | 2CV

Jose Junio
Larissa Oliveira
Lohana Cristina
Ludmila Menezes
Milena Almeida









Redação
 Física em contexto 2: Ensino Médio
























Redação - Física em contexto 2: Ensino Médio
Quantidade de movimento e impulso



A quantidade de movimento tem como características a massa, a velocidade, a condição e impulso. Dadas às teorias de Descartes, não é apenas a velocidade que interfere em uma colisão.
Para essa teoria de Descarte, a Ciência aplica as leis Newton para explicar possíveis acontecimentos, como em um acidente de carro onde há a colisão que ocorre em pouco tempo. Seria aplicado a 2ª lei de Newton (Principio Fundamental da Dinâmica) que é apresentada pela mudança de movimento que é proporcional á força motora imprimida é produzida na direção de linha reta na qual aquela força é aplicada, ou seja, no momento da interação entre os carros o módulo de aceleração produzida sobre os carros é da mesma grandeza ao módulo da força aplicada sobre ele é inversamente proporcional á sua massa. Podemos denominar esse intervalo de tempo no qual ocorre esta interação como impulso.
Todo esse conceito e história é explicado pelo livro didático Física em Contexto 2: Ensino Médio e ao meu entender o assunto é dado de maneira resumida, se fundamentando apenas nos cálculos e poupando explicações necessárias dificultando a compreensão do aluno.
Por exemplo, a explicação dada sobre a colisão é que ela se fundamenta na 2ª lei de Newton, porém para explicar tal ação todas as leis de Newton se fundamentam desde a 1ª lei de Newton (Lei da Inércia) á 3ª lei de Newton (Toda ação tem sua reação).
Ou seja, em uma colisão não é apenas a força massas que influenciam, mas toda a reação depois dela em outras palavras, um estrago.
Em suma, apesar de a Física trabalhar com cálculos ela também precisa da teoria e da explicação sem poupar detalhes, e é isso que sinto falta no livro didático no qual, por ele, é que vamos nos basear fora das aulas.





Argumentos construídos com base em:


Dados Internacionacionais de Catalogação na Publicação (CIP)
(Câmara Brasileira do Livro,SP, Brasil)

Física em contexto,2: ensino médio / Maurício Pietrocola…[etal.]. – 1.ed. – São Paulo: Editora do Brasil, 2016. – (Coleção física em contexto)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Educação e as Novas Tecnologias | Artigo - 2° CV | Geografia

COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR EDILSON SOUTO FREIRE e-mail: cepesf2cv2019@gmail.com | 2° CV Alunos: Fernanda Lins Gabriel Araújo Ismael Bastos José Júnior Cruz Larissa Oliveira Ludmila Menezes Milena Almeida A Educação e as Novas Tecnologias Resumo Este artigo tem como objetivo nos mostrar a importância da inserção da tecnologia em nossos estudos, com base em pesquisas em sites e livros didáticos. Comparamos os ensinos do passado para analisarmos o presente e possivelmente saber o que esperar do nosso futuro. Ao pesquisarmos, percebemos que mais da metade da população brasileira utiliza como método de ensino as aulas tradicionais e, que apesar da tecnologia estar cada vez mais presente na vida das pessoas, não está assim tão presente na educação.       ·          Palavras-chave: Educação; Estudos; Avanços; Tecnologia. Introdução Basta olharmos ao noss...

As Fake News e seus impactos da sociedade contemporânea 2° CV

                    COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR EDILSON SOUTO FREIRE                                   e-mail:  cepesf2cv2019@gmail.com  | 2° CV                                                                                                                      Alunos:                                                                                   ...

Entrevista com a Polícia Militar | 2°CV

A turma 2°CV do C.E.P.E.S.F fez uma entrevista com dois policiais, representantes da Polícia Militar de Dias d'Ávila, no intuito de saber mais a respeito da vida do jovem negro em Dias d'Ávila. (ENTREVISTA) Entrevistadora: -Você considera Dias d'Ávila uma cidade segura para jovens negros? Policial 1: Eu acho que...eu acho que não Entrevistadora: Não? Policial 1: Não é por ser Dias d'Ávila. Infelizmente o nosso país é um país racista, qualquer local que você vá você se sente observado. Eu já passei por isso, talvez vocês tenham passado também, por que não existe isso de que o racismo acabou. Não! Sempre vai ter racismo. Qualquer cidade como Dias d'Ávila, vai ser também racista na minha opinião. Policial 2: É como ela falou né?! Ela tem o tom mais escuro, eu tenho o tom mais claro, mas eu também sou negro. Eu vim de família negra e eu me considero negro. E é como ela falou, é uma coisa bem cultural. Tenta-se diminuir, lógico com campanhas e etc., mas sabe-se q...